prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

BOAS NOVAS!!

Escrito por Gustavo, postado em 10 dEurope/London agosto dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Marcio Pochmann, professor da Unicamp, comandou, no governo de Marta Suplicy, em SP, a secretaria de Trabalho O economista Marcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp, deve ser empossado na próxima semana como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), hoje sob a batuta da Secretaria de Estratégias de Longo Prazo, pilotada pelo economista Mangabeira Unger. O nome de Pochmann foi sugerido pelo próprio titular da Secretaria à cúpula do Partido Republicano Brasileiro (PRB), do vice-presidente José de Alencar, ao qual Mangabeira pertence, e foi acatado por unanimidade.

Esta é a primeira indicação de peso, no âmbito de sua secretaria, feita por Mangabeira Unger. A escolha se destaca por ter sido isenta de critérios políticos e fisiológicos. Pochmann é um quadro acadêmico reconhecido pela intelectualidade progressista mais à esquerda por seus vínculos com o pensamento desenvolvimentista. Durante o mandato de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo, Pochmann ocupou a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Solidariedade, que respondia pelos programas de inclusão social e geração de emprego e renda, especialmente para a população menos qualificada. Mangabeira Unger já o conhecia por pesquisas e livros.

O fato sugere uma sintonia fina do ex-professor de Harvard com a equipe econômica na busca de ampliar espaço no governo para economistas que pensem estratégias de desenvolvimento para o Brasil, como vem acontecendo neste segundo mandato do presidente Lula. Ao contrário do primeiro, onde predominava o pensamento econômico ortodoxo de curto prazo, esta escola vem perdendo progressivamente presença na área econômica.

Guido Mantega, por exemplo, Ministro da Fazenda, tem origem Unicamp, a mesma de Luciano Coutinho, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nelson Barbosa, assessor de Mantega e Antonio Alves Jr., economista da Casa Civil, são vinculados à UFRJ. Alves Jr. foi orientando de Fernando Cardim. Paulo Nogueira Batista foi indicado por Mantega para representar o país junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ortodoxos continuam representados no Banco Central e em outros postos no governo, sendo alguns poucos no Ipea. A história acadêmica de Mangabeira Unger e Pochmann, porém, apontam para mudanças significativas na instituição ainda não confirmadas. Mangabeira Unger, que recebeu autonomia do presidente Lula para atuar na sua secretaria, deve garantir o mesmo aos novos dirigentes e pesquisadores do Ipea.  

No novo Ipea são esperadas mudanças na diretoria. Uma das áreas que deve ser atingida é a de macroeconomia, pois quem hoje a comanda – Paulo Levy e seu assessor mais direto, Fábio Giambiagi – se alinham a uma escola econômica diferente do pensamento desenvolvimentista de Pochmann. Esta troca de guarda será certamente a maior novidade do novo Ipea, arriscam economistas consultados.  

A diretoria de Estudos Macroeconômicos produz, trimestralmente, análises de conjuntura, com projeções para a economia de curto e médio prazos. Ao longo pro primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, o Ipea chegou a divulgar projeções econômicas mais conservadoras que as da equipe econômica. Às vezes acertou, às vezes errou.  

No plano das idéias, o projeto de Pochmann será provavelmente voltado para retomar o papel fundamental do órgão público, que é de dar assessoria ao governo, pensando estratégias de desenvolvimento para o Brasil e voltando suas pesquisas e estudos para diversas áreas: macroeconomia, saúde, educação, área social, meio ambiente e Previdência. O órgão tem mais de 500 funcionários, dos quais muitos cedidos a órgão públicos.  

Gaúcho, Pochmann é formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez doutorado na Unicamp, onde se especializou em economia do trabalho e sindicalismo. Atualmente, além de professor, é pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit).  



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>