? Campeões Mundiais de Taxa de Juros
Escrito por Alexandre Freitas, postado em 31 dEurope/London julho dEurope/London 2007
Somos os campeões mundiais da taxa de juros real. E a diferença em relação aos outros “competidores” é muito grande, quase o dobro dos nossos hermanos argentinos, que já possuem uma taxa muito elevada comparado a outros países. Como já discutimos em posts anteriores, o BCB decide a taxa de juros soberanemente. O trabalhador é prejudicado por esta decisão ao mesmo tempo que se beneficiam os detentores de direitos sobre a riqueza corrente. O que assusta é o tamanho descompromisso da elite política com o mundo do trabalho expresso pela enorme taxa de juros. Mais uma medalha de ouro!
![]()
Posts Relacionados
? Seriam os bancos brasileiros os mais "eficientes" do mundo?












1 dEurope/London agosto, 2007 as 10:52 am
Xandão,
É importante frisar que esse gráfico tira uma média para as taxas de juros (interna ou externa?) no período entre 1995-2005. Mais importante que isso é o que ocorre agora e só reforça nossa tese de que a taxa de juros é uma variável decidida institucionalmente: a Argentina pratica uma taxa de juros real menor que a americana, enquanto nós seguimos com um diferencial de cerca de 6% acima da taxa americana. Será que é alguma força de mercado que nos faz agir assim???
1 dEurope/London agosto, 2007 as 11:01 am
Você esta certo Ricardo, mais importante é a situação corrente absurda de câmbio valorizado e taxas de juros ainda elevadíssimas. Abraço Xandão
ps. as taxas de juros do gráfico são as taxas internas.