Há consenso sobre somente 28% do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), informou hoje (15/06), o Chefe do Escritório do Secretariado da Rio+20, Nikhil Seth. Questões sensíveis como o fundo para financiar a economia verde e o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) só serão acordadas com os Chefes de Estado e de Governo, de 20 a 22 de junho.
Seth afirmou que o “princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas” está entre colchetes, mas que não há referência a cifras específicas. Em documentos diplomáticos, estar entre colchetes significa que os termos ainda seguem em discussão. “Nenhum dos termos [do documento final] está bloqueado. Há um senso de otimismo e o maior inimigo é o tempo.”
No fim da tarde haverá um pronunciamento sobre como se dará o prosseguimento das negociações.
A negociação do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será estendida até a chegada dos Chefes de Estado e de Governo ao Rio de Janeiro, em 20 de junho. A informação é do Negociador-Chefe do Brasil, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado. A terceira reunião do Comitê Preparatório será encerrada hoje (15/06), às 23 horas. Entretanto, diz Figueiredo, “mesmo após o fechamento, alguns grupos continuarão tentando refinar o texto”.
O comitê brasileiro assumirá as negociações informais para evitar que temas fiquem em aberto para a Rio+20. Isso inclui os pontos mais polêmicos, como os meios de implementação do financiamento da economia verde e a transferência de tecnologia. “As negociações serão intensas e continuaram noite a dentro”, prevê o Embaixador. Serão organizados grupos de negociação para discutir os temas específicos que estão em aberto. “O Brasil não tem texto na manga, não tem surpresa. Nós vamos continuar um processo”, afirmou Figueiredo.
Ouça a íntegra da coletiva de imprensa: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/06/figueredo_negociacoes_1605.mp3
Ouça o webcast em português:
Acesse todas as coletivas pelo webcast da ONU: http://webtv.un.org Acesse fotos em alta no álbum http://on.fb.me/rio20retratos