Distorção em causa própria

Erros de até 40% nas previsões do Focus sobre inflação fortalecem lobby pró-juros

Monitor Mercantil  30/11/2011 – 21:11

Matéria de Rogério Lessa

“É natural, afinal os bancos ganham quando os juros sobem.” O comentário é do economista Luiz Fernando de Paula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sobre estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe), segundo o qual os erros das previsões do boletim Focus, do Banco Central (BC), sobre a inflação costumam superar em até 40% o resultado real. A publicação reúne projeções dos bancos para a inflação e outros indicadores.

“Vindo de uma instituição não heterodoxa como a Fipe, o diagnóstico é insuspeito e revela mais uma falha do sistema de metas para a inflação. As projeções são feitas para o período de um ano, mas poderiam contemplar um período maior, de dois anos. Já o índice anualizado gera distorções, pois não contempla eventuais quedas que ocorrem durante o período e obriga o BC a elevar juros, já que a política monetária exige pelo menos seis meses para fazer efeito”, observa.

Já José Luiz Oreiro, da Universidade de Brasília (UnB), defende “que os institutos de economia das principais universidades do país participem das projeções do BC”. Para ele, é inaceitável que os bancos estejam à frente das previsões de indicadores que interferem em sua lucratividade. Tanto Oreiro quanto De Paula participam da Associação Keynesiana Brasileira (AKB).

 

 

“Com exceção da taxa de câmbio e, em alguma medida, das exportações e da dívida pública, as previsões feitas para todas as variáveis analisadas apresentam viés sistemático e de magnitude elevada, geralmente superiores a 20%”, analisa a Fipe, acrescentando que, no caso da inflação, os valores absolutos dos erros médios chegam a níveis superiores a 40%, “chegando por vezes a mais de 100%”.

 

Esta entrada foi publicada em Mídia, Sociedade Alternativa e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>