“O Brasil deveria estar colocando as barbas de molho (diante da situação mundial), mas age com uma timidez assustadora. Precisamos adotar o controle de câmbio imediatamente, pois qualquer pequena crise em paraíso fiscal bate aqui sem que tenhamos proteção”. O alerta é do economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES. Lessa disse que o Brasil não construiu defesas sólidas para seu sistema financeiro após a quebra do banco Lemon Brothers, em 2008.
“Lula disse que a crise era apenas marolinha, mas a economia brasileira teve desempenho inferior à Argentina no ano seguinte à moratória”, lembrou o economista, que foi reitor da UFRJ. “Dilma também parece pensar que o Brasil é uma ilha de prosperidade. Continuamos atraindo capital cigano a custa de juros altíssimos. E nossa bolsa sente mais a crise na Europa do que as próprias bolsas européias”, compara.
Para Lessa, a presidente Dilma está certa ao querer baixar juros, mas criticou a timidez do pacote de proteção à indústria automobilística. “O governo pegou o plano de Juscelino e o aplicou com timidez. JK pretendia desenvolver a constelação de fabricantes de auto-peças, mas hoje a Fiat está trazendo carros montados no México. Dilma, na prática, ofereceu reserva de mercado”, diz, ressalvando que o modelo de economia puxada pelo setor automobilístico não é sustentável.
“Este setor foi carro-chefe da economia nos últimos 10 anos, crescendo ao ritmo de 9% ao ano. Não dá para seguir nessa direção, pois as cidades estão cheias de carros. Por outro lado, nossa indústria de calçados está desaparecendo. O governo tinha que adotar proteção para indústria brasileira como um todo, pois os preços lá fora estão mais baixos que aqui”, enfatiza o professor da UFRJ.
-
Anuário Estatístico da CEPAL de 2014
Federasur Cultural 17/02 às 03:35 -
Armando Monteiro: desburocratização tributária e regulatória vai estimular indústria e exportações
Federasur Cultural 17/02 às 03:35 -
Unasul: sanções unilaterais contra a Venezuela afetam estabilidade da região
Federasur Cultural 17/02 às 03:35 -
AEB abre inscrições para ENAServ 2015
Federasur Cultural 17/02 às 03:35