Adesão à financeirização esvazia profissão de economista

Monitor Mercantil

17/06/2011 – 22:06

Para comemorar os 60 anos da regularização da profissão de economista, o Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ) promoveu o Encontro dos Economistas do Sudeste. O encontro, no entanto, ficou marcado pelas críticas ao esvaziamento da profissão, já que a crença no mercado como organizador natural da economia tem prevalecido, em detrimento do planejamento. Outro fato marcante no evento foi a preocupação com a desindustrialização acelerada que o país vive e o agravamento de sua vulnerabilidade estrutural.

“Se a economia do país vai bem, porque pagamos, para os títulos com vencimento em dez anos, 12% de taxa de juros, enquanto países em notória crise, como Irlanda, Portugal e Espanha, pagam, respectivamente, 10,8%, 9,8% e 5,2%?”, indagou, Antonio Corrêa de Lacerda, professor da PUC-SP e doutor pelo IE/Unicamp, que já presidiu o Conselho Federal de Economia (Cofecon).

http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=96478

Esta entrada foi publicada em Sociedade Alternativa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>