Ovacionado, Fidel renuncia à direção do PC

Monitor Mercantil

19/04/2011 – 23:04

Brasília – Ex-presidente de Cuba (1976-2008) e principal líder da Revolução Cubana (1959), Fidel Castro, de 84 anos, anunciou sua renúncia ao comando do Partido Comunista do país. Ele ocupou o cargo por 46 anos e foi ovacionado pelos presentes ao visitar o congresso terça-feira.

A decisão de Fidel foi comunicada, na véspera, via sua coluna Minha Ausência no Congresso Comunista (CC). O congresso começou no fim de semana, em Havana, com cerca de 300 grupos de debates.

“Raul (Castro) sabia que eu não aceitaria atualmente responsabilidade alguma no seio do partido”, disse Fidel, no artigo publicado no site Cubadebate, justificando sua ausência dos debates do novo Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), eleito, na véspera, no 6º Congresso do PCC.

Em 1965, Fidel assumiu como primeiro secretário do Comitê Central do PCC, cargo transmitido ao irmão Raul Castro, que também passou a ser o presidente de Cuba, em fevereiro de 2008, quando Fidel anunciou sua saída do Executivo. Fidel anunciou seu afastamento devido ao estado de saúde, que restringe suas atividades.

Esta entrada foi publicada em Sociedade Alternativa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>