‘Prime’ brasileira é 17,8%

Publicado no www.valor.com.br

Saiu a primeira taxa ‘prime’ brasileira e é de 17,8% ao ano, com base nas informações disponíveis em agosto, anunciou o Banco Central (BC) em seu relatório sobre política monetária e crédito.

A Taxa Preferencial Brasileira (TPB) é a média de uma amostra de operações de crédito concedidas pelas instituições financeiras a grandes empresas, que tradicionalmente apresentam menor risco.

O objetivo do BC, ao divulgar a TPB, é viabilizar a comparação com taxas praticadas em outros países e servir de base para a contratação de outros empréstimos bancários. Nos Estados Unidos, por exemplo, a prime rate está em 3,25% enquanto que a taxa básica vai de zero a 0,25% ao ano. Por aqui, a Selic está em 11,5% anuais.

O governo espera também contribuir para o “aumento da transparência e da concorrência no mercado de crédito”. Muito provavelmente as empresas médias vão se beneficiar da informação para questionar os bancos porque as grandes já possuem poder de barganha.

A iniciativa do BC é positiva. Mas será que pega? Terá efeito prático para os tomadores em meio a tantas taxas e indexadores brazucas?

Esta entrada foi publicada em Economia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta