Por que os juros são tão altos no Brasil?

Listagem das taxas básicas de juros (clique aqui).

Essa é uma questão cuja resposta depende da perspectiva teórica adotada. Pós-keynesianos reafirmam estar na preferência pela liquidez exercida pelos agentes econômicos frente às incertezas do futuro a explicação, inclusive a exercida pelo sistema bancário. Tal fato faz com que o custo do capital se eleve e haja a possibilidade real do equilíbrio macroeconômico no subemprego dos fatores de produção, reduzindo a demanda empresarial por trabalhadores e achatando salários.

O futuro é incerto e qualquer previsão não deixa de ser uma especulação sobre o que pode vir a acontecer, por mais que os métodos econométricos tenham evoluído. O passado não pode ser simplesmente extrapolado para o futuro. A economia é uma ciência social; o estado de confiança dos negócios e as convenções são importantes para as tomadas de decisões de investimento produtivo. 

Por que os juros são tão altos no Brasil? Falta concorrência bancária e por isso os spreads cobrados na ponta dos tomadores de recursos são tão elevados? O banco central precisa controlar a inflação dentro daquilo que se estabelece como meta perante o mercado financeiro num determinado período? Qual seria o período “científico” mirado pela meta e seus desvios?

De fato que a elevação da taxa básica de juros pode contrair a demanda agregada e reduzir o ritmo de evolução de uma economia. Guardadas as devidas proporções, essa é uma solução equivalente à do médico preocupado e dedicado que eleva a medicação para estabilizar rapidamente um doente, matando-o por excesso de cuidados. Para quem quiser se aprofundar mais no assunto recomendo um clique aqui.

Esta entrada foi publicada em Política e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta