Por Ivo Pugnaloni

Cara Companheira Dilma:
Veja só como seu colega, Mr Barack Obama, trata com o Senado de seu país, quando precisa de apoio a alguma votação: chama o povo americano por email para assinar a petição a favor da lei que ele quer fazer passar no Senado ou na Câmara.
Fazem mais de nove anos que eu recebo esse tipo de mensagem da campanha pós-eleitoral dele chamada de “Organizando para a Ação” que continuou funcionando após as duas eleições presidenciais. ( com logomarca e tudo..)
Ou seja, mesmo após eleito, Obama continuou se comunicando com seus apoiadores.
Ele não fez como aqui no Brasil, quando logo após sua eleição, apressados, seus assessores da época fizeram com o Site Mais Brasil, fechando-o abruptamente.
Bem como fizeram também com o programa de rádio “Café com a Presidenta”, outra boa herança e ensinamento do presidente Roosevelt, dos EUA, que o criou para poder executar as obras do “New Deal”, que a oposição republicana boicotava dia e noite, tal como o PAC daquela época, um programa de governo que tinha até um subprograma de eletrificação rural para os mais pobres, parecidíssimo com o nosso Luz Para Todos”.
Outra coisa: Porque a Senhora não toma mais o seu “Café com os Brasileiros”, Presidenta?
Me perdoe, mas fico pensando no meio de uma crise mundial da economia, quem teria sido o “jênio” que teria lhe aconselhado a deixar de falar com seu próprio povo por um canal tão simples e direto como o rádio… E de quanto era ( ou ainda é ?) seu salário para dar à presidenta de um país em crise, um conselho “tão bom” como esse…
Parece até coisa de quem quer que o governo fique fraco, para poder exigir mais e mais vantagens…
E mais outra coisa: seu site de CONTATO não FUNCIONA!
Seu pessoal de comunicação, pelo jeito, não quer que a Senhora receba mensagens dos cidadãos e cidadãs brasileiros pelo site PLANALTO.GOV…ou então eles não sabem programar esse tipo de sistema…
Veja, ao contrário, o apelo de Mr Obama aqui em baixo, Presidenta.
No caso, para que o Senado ajude-o no processo de indicação de outro Juiz da Suprema Corte em face da morte do titular , Scalia.
Mas toda a semana ele manda um pedido de ajuda diferente, sobre leis para a saúde, para a educação, para o desenvolvimento que a oposição republicana quer brecar.
E ainda conta o nome dos deputados de cada estado, que estão contra a proposta do Executivo.
E ainda diz porque, baseado na relação de apoiadores de sua campanha, esses deputados e senadores estão contra… e conta ainda quanto eles ganharam dos lobbies contra os direitos das pessoas…
Interessante como é lá nos EUA…
E como se deve aproveitar todas as faces do regime democrático, entre elas a transparência.
Temos que aproveitar bons exemplos, não é?
Forte abraço,
Ivo Pugnaloni e um conjunto de bons amigos, do Jornal Brasil Popular.
