Via Jornal do Brasil

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fará nova propostas para tentar evitar a saída do país da zona do euro. A informação foi dada pelo comissário de Assuntos Econômicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, “Juncker vai indicar o caminho a seguir. Espero que todo mundo pegue a via do compromisso”, disse o comissário em entrevista concedida à emissora “RTL”.
O governo grego, no entanto, declarou que vai aguardar a resposta do referendo, que será realizado no dia 5 de julho, para tomar qualquer decisão.Está marcada para esta segunda-feira (29) manifestação popular a favor do “não”, ou seja, de o governo não aceitar as medidas de austeridade, com corte em benefícios para os gregos.
O Banco Central Europeu anunciou que vai manter o nível de empréstimos aos bancos gregos até terça-feira (30/6) prazo para o vencimento da parcela da dívida da Grécia.
Os bancos gregos ficarão fechados por seis dias a partir desta segunda-feira. No dia 5 de julho está marcado referendo para determinar se a população aceita as medidas impostas pelos credores para liberação de empréstimos para o país.
Os saques estão limitados a 60 euros por dia. Os turistas estrangeiros na Grécia e qualquer pessoa com um cartão de crédito emitido no exterior não serão afetados pelos controles impostos para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, anunciou o governo na madrugada desta segunda-feira (29/6)
Intitulada “Feriado Bancário de Curta Duração”, a ordem executiva especifica as medidas em vigor para o período de 28 de junho a 6 de julho para as entidades financeiras.
A origem dessas medidas extraordinárias, explica o governo, está na decisão do Eurogrupo de não ampliar o plano de ajuda à Grécia após 30 de junho.
