Alckmin insiste em não negociar e professores estaduais se acorrentam na secretaria de Educação

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Filament.io 6 Flares ×
Via Revista Fórum

Os docentes resolveram partir para um enfrentamento mais direto diante da recorrente tentativa do governador em minimizar ou simplesmente ignorar a greve, que chegou ao seu 81º dia e já é a maior da história da categoria.

Professores da rede estadual de ensino paulista estão, desde a manhã desta segunda-feira (1), acorrentados nas grades da secretaria estadual de Educação, na Praça da República, centro da capital. A mobilização é uma forma de demonstrar repúdio à forma como o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vem tratando a greve, que já dura 81 dias e é considerada a maior da história da categoria.

No local também funciona, há meses, um acampamento montado pelos grevistas.

Entre os professores acorrentados na secretaria, estão José Bonfim, professor de História na região da Brasilândia, Cristina Ponce, professora de Biologia e Ciências em Tupã, Marcos Rubens, professor de Filosofia na região da Brasilândia, Edmar Silva, professor de Sociologia, também da região da Brasilândia, Sebastião Faria, professor de Geografia em Mauá e Vinicius Vasconcellos, professor de Biologia no Imirim.

A principal reivindicação dos docentes é o reajuste salarial em 75,33% para equiparar com as demais categorias, conforme determina meta do Plano Nacional de Educação (PNE). Desde o início da paralisação, no entanto, o governador não apresentou nenhuma proposta e se recusa a negociar. Cerca de 30% dos professores, em todo o estado, aderiram à greve, de acordo com a APEOESP, sindicato que representa a categoria.

Além do reajuste, os professores reivindicam, entre outros pontos, o fim das salas de aula superlotadas e do assédio moral, fim dos descontos das licenças médicas, pagamento dos dias parados, reposição das aulas e protestam ainda contra a criminalização do movimento grevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>