CPI do HSBC ouve doleiro que seria cúmplice de Alberto Youssef

3 Flares Twitter 0 Facebook 3 Filament.io 3 Flares ×
Via Senado Notícias

A CPI do HSBC, que investiga contas mantidas por brasileiros em agência do banco na Suíça, ouve nesta quinta-feira (16) o doleiro Henry Hoyer, que aparece na lista divulgada pelo jornalista Fernando Rodrigues como dono de uma das contas secretas do HSBC suíço. O doleiro também é investigado na operação Lava Jato, na qual aparece como segundo operador no esquema de desvio de recursos da Petrobras.

O depoimento foi pedido pelo relator da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Henry Hoyer de Carvalho teve valores depositados no HSBC da Suíça entre os anos de 2006 e 2007. Seus maiores clientes também teriam contas na agência suíça, para onde ele providenciava transferências de recursos não declarados no Brasil através de operações intrincadas e difícil rastreamento.

Segundo o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), ouvir o doleiro pode ampliar o leque das investigações não só em relação a fraudes por meio do banco, como também sobre os fatos investigados pela Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras.

Requerimentos

Antes de ouvir Henry Hoyer, os integrantes da CPI devem apreciar 13 requerimentos apresentados pelo vice-presidente da comissão. Dez são pedidos de quebra de sigilo fiscal dos investigados. Os restantes pedem a oitiva de Eduardo Queiroz Galvão, Dario Queiroz Galvão e José Roberto Saad Silveira, além da solicitação ao Ministério da Fazenda para que identifique nominalmente os integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) entre 2000 e 2007.

Randolfe pede também a realização de diligências na França para que seja possível à CPI ouvir o ex-funcionário do HSBC em Genebra, Hervé Falciani, autoridades francesas e representantes do jornal Le Monde.

A reunião da CPI está marcada para 9h, no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho.

Ministro da Fazenda

Após ouvir o doleiro Henry Hoyer, o presidente da CPI, senador Paulo Rocha (PT-PA), e demais integrantes da comissão vão ao Ministério da Justiça para uma audiência com o ministro José Eduardo Cardozo. A visita está marcada para às 12h30, no gabinete do ministro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>