Após extensão de prazo, Irã adverte que não haverá acordo nuclear sem fim de sanções

8 Flares Twitter 2 Facebook 6 Filament.io 8 Flares ×
Via Opera Mundi

‘Insistimos que todas as sanções econômicas, financeiras e petrolíferas sejam canceladas’, declarou nesta manhã representante de país persa.

O Irã declarou nesta quarta-feira (01/04) que pontos não resolvidos nas negociações sobre seu programa nuclear persistem e destacou que sem a retirada das sanções contra o país persa não haverá acordo com as potências internacionais.

Representantes de G5+1 (Alemanha, EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) estiveram com delegação iraniana na Suíça. EFE

“Há duas ou três questões fundamentais e importantes, e sem chegar a uma solução realista e moderada sobre elas não haverá nenhum acordo”, afirmou o alto negociador nuclear iraniano Abbas Arqchi. “Insistimos que todas as sanções econômicas, financeiras e petrolíferas sejam canceladas na primeira passagem de um acordo, e que fique pronto um plano para suprimir o restante dos embargos relacionados aos outros setores”, completou o diplomata iraniano.

O prazo final para as negociações as seis potências e Irã deveria ter sido encerrado na terça-feira (31/03), mas foi estendido por um dia e deverá ser concluído hoje com um acordo preliminar para limitar o programa nuclear iraniano.

Para o representante de Teerã, há uma “possibilidade” real de se chegar a “uma conclusão” ainda nesta noite, acrescentando que seu país estará nas negociações “até o último momento”. Além dele, ministros de Relações Exteriores da Alemanha e Reino Unido, além da chefe da diplomacia europeia e dos Estados Unidos estão na cidade suíça de Lausanne, enquanto os ministros da Rússia, França e China retornaram ontem para seus respectivos países.

Nesta manhã, a delegação alemã disse à imprensa que “nada está estipulado, mas com a boa vontade de todos é possível conseguir um acordo” e que é perceptível “avanços” nas conversas.

Na mesma linha, o presidente norte-americano, Barack Obama, comentou a evolução das negociações com sua equipe de segurança nacional em uma videoconferência realizada na noite de ontem, com a presença do secretário de Defesa, Ashton Carter. “O presidente agradeceu a todos por seus constantes esforços”, explicou a Casa Branca em nota.

Já os ministros das Relações Exteriores da Rússia (Sergei Lavrov), China (Wang Ly) e França (Laurent Fabius) já deixaram Lausanne para voltar aos seus respectivos países. Antes de ir embora, a delegação francesa afirmou que só voltará à Suíça para a rodada de conversas “se for útil”.

Há anos, Irã negocia com o G5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) a existência de um programa nuclear. A comunidade internacional acusa Teerã de querer produzir uma bomba atômica, embora o país persa assegure que o programa tem um caráter pacífico, como a geração de energia elétrica para o território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>