Luciano Coutinho continua à frente do BNDES

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No fim do ano passado os bastidores e notícias já indicavam uma possível guinada ortodoxa da política econômica da presidenta Dilma. Neste ínterim, o Blog dos Desenvolvimentistas publicou, no dia 15 de dezembro, um artigo intitulado Uma defesa da política econômica de Dilma, onde os doutores em economia Gustavo Santos e Luis Carlos Magalhães se juntaram ao jornalista e escritor Laurez Cerqueira para construir esta importante argumentação em contraponto ao pensamento único neoliberal, predominante nas análises da imprensa.

Foi também neste texto, de considerável repercussão, que o Blog recomendou a manutenção do então presidente do BNDES, senhor Luciano Coutinho, à frente da instituição. E é com satisfação que soubemos do fato. Instituições de financiamento e desenvolvimento estatais são fundamentais para a autonomia do Estado em termos de criação e prática de políticas públicas.

Confira a notícia da Agência Brasil:

A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto informou que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, vai permanecer no cargo. O convite foi feito nesta quinta-feira (19) pela presidenta Dilma Rousseff.

O economista Luciano Coutinho está à frente do banco desde 2007, quando foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Demian Fiocca. Professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciano Coutinho foi secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1985 e 1988, no governo de José Sarney. Antes de entrar no BNDES, atuava como consultor na área de investimentos.

Ex-sócio da LCA Consultores, ele prestou serviço a grandes empresas como a Vale e a Ambev.

Luciano Coutinho formou-se em economia em 1968, pela Universidade de São Paulo, onde também coordenou o programa de pós-graduação, de 1974 a 1979. Em 1980, foi professor visitante na Universidade do Texas. Em janeiro de 1994, na Universidade de Paris XIII, também foi professor visitante e palestrante. Coutinho foi consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste e de governos estaduais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>