Via Esquerda.net
Milhares de pessoas manifestaram-se, nesta quarta-feira, em Atenas e nas principais cidades da Grécia, em apoio ao governo do Syriza, enquanto reunia em Bruxelas o Eurogrupo.

Manifestação em Atenas contra a chantagem, 11 de fevereiro de 2015 – Foto de left.gr
Para esta quarta-feira foi convocada uma reunião extraordinária do Eurogrupo (que junta os ministros das finanças dos países que fazem parte do euro e os representantes da comissão europeia e do banco central europeu) para discutir a situação da Grécia. A antecipação da reunião do Eurogrupo significou uma pressão sobre o governo grego com o objetivo de esvaziar a cimeira europeia e aumentar a chantagem sobre o povo grego.
Milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas de Atenas e das principais cidades gregas em defesa da política anti-austeridade do governo do Syriza e em resposta à chantagem da troika e do Eurogrupo.

Aspeto parcial da manifestação em Salónica – foto keeptalkinggreece
Nem a chuva nem a neve foram impeditivo a que muitos milhares de pessoas se manifestassem pela dignidade e em defesa da democracia.
As manifestações, convocadas por movimentos de cidadãos e divulgadas nas redes sociais decorreram em Atenas, Salónica, Patras e noutras cidades gregas.
Também em Portugal e noutras cidades europeias decorreram ações de solidariedade.
Para os próximos dias, nomeadamente para o próximo domingo estão convocadas ações de solidariedade com o povo grego e o governo do Syriza em Portugal e em diversos países da Europa.

Faixa na manifestação de Atenas
