Bob Fernandes: “Novo” governo vai nascendo “velho”

4 Flares Twitter 0 Facebook 4 Filament.io 4 Flares ×
Por Bob Fernandes | Via Facebook

Na reta final da eleição houve reaproximação da presidente Dilma com o PT e movimentos sociais. Agora Dilma está novamente recolhida.

Com o recolhimento sobram as versões. Que vazam do seu entorno, vão construindo manchetes e, assim, fazendo, refazendo ou buscando desfazer a imagem de um novo/velho governo.

Para efeito do que já está sendo contado nas manchetes, pouco importa que sejam fatos ou boatos, verdades ou mentiras.

Afinal, o que importa e importará é o que, diante do recolhimento, vai tudo se consolidando como sendo… de fato, Fato.

O que Importa é o como e quais imagens e notícias atingem corações e mentes.E o que vaza e chega é, por exemplo, que Joaquim Levy já é ministro da Fazenda e a “rendição ao mercado”.

Da forma como vazou, e deixaram que se alastrasse, Levy é o Eduard-Mãos-de-Tesoura; aquele personagem que vivia apenas para cortar o que viesse pela frente.

E Trabuco, presidente do Bradesco? Como se convida para o comando da Economia alguém que, via manchetes, já havia recusado o cargo? E Katia Abreu na Agricultura?

A imagem que dela se formou é a de “A Rainha da Motossera”. Para efeitos de comunicação não importa se essa imagem é justa ou injusta. Ela é a “Rainha…”.E ponto.

Deveria ser claro, mas não é, que o significado social e político de cada ministro é mais benéfico e profundo, ou mais desastroso e igualmente profundo, do que a leitura ligeira que se faça de fatos, ou de boatos.

Mas, para efeitos de comunicação, vazados dessa maneira tais convites configuram derrotas. Isso numa época de “derrotas” como a da Petrobras, de custos variados e ainda insondáveis.

A presidente, é evidente, enfrentará tentativas de derrubá-la. Alguns dos setores derrotados nas urnas alardeiam essa intenção diariamente, e desde o fechamento das urnas.

Diante de tanto, essa sequência inicial de trapalhadas é sinal inequívoco do erro que é o recolhimento e, novamente, o encastelamento.

A eleição reaproximou a presidência e movimentos sociais. Recolhimento e erros que prossigam em sequência podem levar a perigosa encruzilhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>