Resumo das eleições: Ganhamos muito, perdemos bastante

30 Flares Twitter 0 Facebook 30 Filament.io 30 Flares ×
Por Emerson César | Via Dragão Urbano

O saldo eleitoral da disputa presidencial corroborou com as previsões que já havíamos discutido em outras oportunidades, que Aécio e não Marina iria para o 2º turno contra Dilma Rousseff. O 2º turno nunca foi uma surpresa para o PT, a surpresa deve ter ficado por conta da discrepância entre os votos de Aécio e Marina, uma vez que as pesquisas indicavam uma disputa mais acirrada entre os dois. Ao que parece, as notórias e sistemáticas contradições da candidata da “nova política” minaram toda sua popularidade conquistada pelo marketing post mortem de Eduardo Campos. Comemoremos que a sonegadora do Itaú, os latifundiários desmatadores do PSB, os fascistas do Clube Militar e o fundamentalismo de Malafaia et carterva ficaram de fora do 2º turno! E comemoremos também que Dilma ainda é a candidata que os brasileiros mais confiam!

Ao analisar o desempenho de cada presidenciável por Estado, notamos claramente que os Estados nos quais as políticas econômicas e sociais do PT e de Dilma mais tiveram impacto e trouxeram incontáveis melhorias para a vida dos mais pobres (ou para aqueles que deixaram de ser), foram justamente os que lhe presentearam com mais votos. Os 12 anos do PT combatendo a fome, a desigualdade social, redistribuindo a renda e dando mais oportunidades aos pobres do Brasil inteiro, mais especialmente aos do norte e nordeste, deixaram naquele povo uma justificada gratidão que ainda perdurará por muitas eleições. Já Aécio obteve maioria nos tradicionais redutos da elite, não por acaso, poleiros dos tucanos como São Paulo. Nada de novo no front.

De verdadeiramente novo é a queda da dinastia tucana em Minas Gerais, com a derrota retumbante de “Chilique da Veiga” ao cargo de Governador. Uma grande vitória do povo mineiro, e uma grande derrota que este mesmo povo tenha elegido o incompetente e mau caráter do ex-governador Anastasia ao Senado Federal. Lamentável e revoltante. Tanto quanto a vitória do líder da privataria tucana, José “Alstom” Serra como Senador pelo Estado de São Paulo, uma vez que como opção os paulistas poderiam ter votado no honesto, competente e comprometido Eduardo Suplicy. Ninguém pode me recriminar quando digo que São Paulo é o Estado brasileiro com maior número de analfabetos políticos. Sem tomar banho devido ao descaso do PSDB com o abastecimento de água, os paulistas foram as urnas no último domingo reeleger no 1º turno o Governador que quebrou a Santa Casa, quebrou a USP, aumentou a violência no Estado e ainda por cima foi um dos denunciados no mega escândalo de corrupção do “Trensalão Tucano”. Um diagnóstico político dos paulistas? Insanidade!

No Rio de Janeiro, contudo, comemoremos que os combativos Marcelo Freixo e Jean Wyllys tenham se elegidos Deputado Estadual e Federal, respectivamente! Grandes vitórias para os fluminenses e para povo brasileiro! Infelizmente, o Rio ainda consagrou nessas eleições o fascista, homofóbico e reacionário do Jair Bolsonaro como o deputado federal mais bem votado do Estado. Mais uma prova de como somos contraditórios e, ao passo que caminhamos rumo ao progresso, também arrastamos fardos de farda que nos prendem ao atraso e a demência política. Já a disputa para Governador naquele Estado chega a ser desesperadora tendo em vista os candidatos que irão disputar o 2º turno, ainda que o calhorda do Garotinho tenha ficado de fora. Penso que qualquer um que vencer essa eleição imputará uma pesada derrota ao povo do Rio de Janeiro.

Ainda que o resultado das urnas tenha gerado uma vasta gama de análises e considerações sobre os rumos da política nacional, encerrarei por ora minhas observações para ouvir/ler as suas. E você, o que achou dessas eleições e do que elas ainda irão nos proporcionar nesse 2º turno?

PS: Parabéns a candidata Luciana Genro pelo expressivo desempenho (mais de 1,5 milhão de votos) em sua primeira disputa presidencial!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>