Sem censurar Requião, Beto Richa sai derrotado do debate da RPC

14 Flares Twitter 0 Facebook 14 Filament.io 14 Flares ×
Via Requião PMDB

CBN/Reprodução

Além de apresentar propostas de governo, senador Roberto Requião fez críticas à atual administração; Beto tentava se defender pedindo direitos de resposta, mas não conseguiu.

O debate da RPC teve as características que todos esperavam: apresentação de propostas, discussão sobre a situação do estado e também críticas à atual administração. O senador Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela coligação Paraná Com Governo (PMDB/PV/PPL), mostrou a diferença entre fazer e falar que vai fazer.

“Construí 12 presídios, acabei com a privatização de penitenciárias e abri concurso publico para agentes penitenciários. Eu me escandalizo com as 22 rebeliões em 12 meses e com uma recente denúncia do presidente dos agentes penitenciários”, disse.

Requião ainda complementou que o Richa “recebeu R$ 136 milhões do governo federal para construir seis novas penitenciarias e reformar mais 14. E não fez porque não entregou os projetos adequados. O que temos é inexperiência, incompetência e um apagão de gestão.”, revelou.

Como solução, Requião apontou que “precisamos mexer no código penal, viabilizando penas alternativas para esvaziar os presídios”, apontou.

Só no primeiro bloco, Beto Richa pediu dois direitos de resposta. Mas ambos foram negados pela assessoria jurídica da emissora de TV. No intervalo, Richa ficou nervoso. Gritou para quem quisesse ouvir: “O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) me dá direito de resposta no horário eleitoral e aqui vocês não me dão”.

Esse episódio que não foi ao ar retrata uma das principais estratégias das campanhas de Beto Richa: força jurídica atuando nos bastidores das eleições. Richa disse no debate que sua assessoria conseguiu 73 direitos de resposta durante essa campanha eleitoral. Dá um por dia, em média. Isso porque as críticas à sua gestão são flagrantes, diante da situação do estado.

Na campanha ao governo de 2010, Richa travou uma batalha contra os institutos de pesquisa. Para barrar a revelação de que Osmar ganhava a preferência do eleitorado, Richa conseguiu impedir que fossem divulgadas as últimas pesquisas eleitorais na véspera da eleição.

Relação com a Assembleia – O assunto foi sorteado e o escolhido para fazer a pergunta foi Roberto Requião. Ele não titubeou e disparou: “Richa, como você conseguiu adquirir a maioria da Assembleia Legislativa, adquirir alguns deputados e também Orlando Pessuti?”, questionou. Requião ainda complementou: Como você coloca o Pessuti no programa pra me dizer sob encomenda aquelas barbaridades? Que hipocrisia! Você não tem ideia o que acontece no governo. Você delega para um grupo de secretários”, disse.

Outras questões – Requião ainda debateu questões referentes ao auxílio-moradia de juízes e promotores públicos, geração de emprego e renda, investimentos em Educação, financiamento de campanha, pedágio e agricultura familiar, entre outros.

“Mantive as tarifas de água e luz mais baratas do Brasil por sete anos. Me comprometo a acabar com a Substituição Tributária, que que está quebrando as empresas e o estado todo”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>