Justiça eleitoral confere “título” inédito ao PSDB: o partido mais corrupto do Brasil

17.2K Flares Twitter 0 Facebook 17.2K Filament.io 17.2K Flares ×
Via Poços 10

Análise dos 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa traz uma descoberta interessante: o PSDB é o partido político mais sujo do Brasil. Veja o ranking.

Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com levantamento feito nos 27 Estados do país.

Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP.

Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior “bancada” de barrados, com 56 candidatos –o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18 –1% do total de seus postulantes.

Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE. Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.

A maioria dos barrados foi enquadrada no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas.

Levantamento

De iniciativa popular, a lei foi sancionada em 2010, mas só passou a valer na eleição de 2012, e em 2014 ganhou mais força. A lei ampliou o número de casos em que um candidato fica inelegível –cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação.

Analisando os 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa, a equipe de reportagem fez uma descoberta fantástica.

Os petistas tem 18 candidatos que a Justiça impediu de candidatar-se em função daquilo que em outros tempos se chamava de folha corrida. Não é pouco, certamente.

Homens públicos devem ter uma reputação sem manchas e seria preferível que nenhum candidato – do PT ou de qualquer outro partido – tivesse uma condenação nas costas.

O problema é que os supostos “petralhas” são apenas o 8º partido em condenações. Se houvesse um campeonato nacional de ficha-suja, estariam desclassificados nas quartas-de-final e voltariam para casa sob vaias da torcida, que iria até o aeroporto jogar cascas de laranja no desembarque da delegação.

E se você pensa que o primeiro colocado é o PMDB, tão associado às más práticas da política, símbolo do atraso, da fisiologia e da corrupção – em especial depois que se aliou a Lula, nunca antes — enganou-se. O líder é o PSDB de Aécio Neves e Reinaldo Azambuja.

Os tucanos tiveram 56 candidatos rejeitados pela Lei dos Ficha Suja. Isso dá três vezes mais do que os petistas. Para falar em termos relativos: a porcentagem de ficha suja tucana entre seus candidatos é de 3,5%. Dos petistas, 1%.

Em sua entrevista em Paris, logo depois da entrevista de Roberto Jefferson onde ele denunciou o mensalão, Lula disse que o PT apenas fazia “o que os outros partidos sempre fizeram.”

Lula foi muito criticado por isso, na época. Vê-se que Lula errou, mas por outro motivo: o PT fazia menos do que os outros partidos.

O levamento mostra, por exemplo, que até o PSD de Kassab e Antonio João (Correio do Estado) tem mais condenados do que os petistas. O PPS de Athayde Nery, que é infinitamente menor do que o PT, tem 9 condenados. O PMDB, tem 46.

8 ideias sobre “Justiça eleitoral confere “título” inédito ao PSDB: o partido mais corrupto do Brasil

  1. Leoanrdo Leony

    Aham, só que não. Tava vendo nesse exato momento a lista de barrados pela ficha limpa nestss eleições. No PSDB 7 foram barrados, no PT foram 20. O psb é o mais sujo (1.61% de todos os candidatos barrados), seguindo em segundo lugar pelo saudoso PT. PP em terceiro lugar e PMDB em quarto, ou seja, os maiores contribuidores da atual predidente, Dilma. Pra que mentir meu jovem? Que coisa horrível…

    Responder
  2. Rubens Camargo de Almeida

    Não sou a favor da corrupção em partido algum, alguém teve coragem de jogar bosta no ventilador, e foi a Dilma Roussef, e agora corruptos de outros partidos querem se ver livre da prisão jogando toda a culpa no PT. E os outros? Vejam o Ranking, PSDB (Partido dos Safados Destruidores do Brasil), Tucano do Bico Comprido para bicar de longe, primeirissimo no ranking da corrupção, Voto em qualquer partido para não votar em Tucano, pois é tudo tucanagem………….

    Responder
  3. Rubens Camargo de Almeida

    Estive na luta pelas diretas já; bom eu era feliz e não sabia, naquela época no estado de São Paulo, não havia analfabetos, hoje sinto vergonha ao ver que adolescentes na escola continuada do PSDB paulista passam sem saber ler e escrever, assim é mais fácil eleger tucanos, que não honram nem a própria família ao esconder a verdade sobre a morte do Saudosíssimo Tancredo Neves, com as mentiras da revista Veja, que antes até eu acreditava. Bom gente, a inflação no Brasil já foi mais de 40% ao mês; bom o Fernando se diz o pai do plano real, quando quem foi mesmo, foi Itamar Franco que substituiu Fernando Color de Melo, que foi eleito pela Globo quando interessava, e destituído do cargo quando interessou a essa mesma emissora. Bom aos psdebistas de plantão, me digam porque o excelente e ilibado Aécio Neves não foi eleito nem em seu próprio estado? ……….

    Responder
    1. Cristina

      Concordo. E depois temos que ler comentários se referindo as pessoas que votam no PT como analfabetos e ignorantes. Ignorantes são essas pessoas que não percebem que o maior culpado por essa situação é o PSDB e deveria pesquisar melhor para saber que existiram esquemas de corrupção muito maior do que a operação lava jato, como o Banestado protagonizado por políticos filiados ao PSDB. Essas pessoas não passam de massa de manobra da rede globo e se acham muito melhor do que os “analfabetos” que votam no PT.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>