Via Gazeta do Povo

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
O senador Roberto Requião (PMDB), que se considera amigo próximo de Marina Silva (PSB), criticou duramente a candidata nesta terça-feira durante gravação de entrevista à ÓTV. Disse que vota em Dilma Rousseff (PT) porque Marina, embora sua amiga, defende a autonomia do Banco Central.
Para o senador, isso equivale a deixar de eleger o presidente da República. Quem manda no Banco Central, argumenta ele, manda no país. Requião sempre foi contra a autonomia do BC, e diz que a instituição deve ser comandada pela Presidência para que dê à economia os rumos ditados por quem foi eleito.
Marina Silva tem dito que dará autonomia ao BC. E Requião, nos bastidores, disse que isso em a ver com o fato de a candidata estar ligada à família Setúbal, dona do Itaú. “Para que votar na Marina? Para entregar tudo ao Itaú?”, perguntou.
A entrevista vai ao ar no canal 21 da Net nesta terça, às 21h10.

O maior erro nas propostas da Marina está realmente na pretensão de dar independência formal ao Banco Central, que significa independência, na prática, em relação à sociedade e, automaticamente, subordinação ao grande capital financeiro privado, nacional e estrangeiro. Mas o atual governo também apresenta grandes erros, como a paulada nos juros de 7 para 11% ao ano, como se já não bastasse estar gastando cerca de 250 bilhões de reais por ano com o bolsa-banqueiro e a sobrevalorização do câmbio, que retirou competitividade de nossa economia e assim acabou promovendo a atual recessão. É difícil, ficamos entre duas candidaturas com graves erros em seus projetos básicos.