Controle social: Como usar o medo e a alienação

11 Flares Twitter 0 Facebook 11 Filament.io 11 Flares ×

Via Advogados Ativistas

A noção de controle social envolve diversos conceitos. Na verdade, é a forma mais conhecida de manutenção do status quo, como o conhecemos, sem que hajam mudanças. É dizer, em outras palavras, que o “sistema”, compreendido como um amplo maquinário de interesses dominantes, continue seu caminho pelo trilho, sem que seja incomodado.

Para que isso aconteça é necessário haver o controle. Manter a situação geral dentro de uma previsibilidade. Muitos dedicaram vidas para entender e analisar como isto é feito, e algumas conclusões são consensuais. Por exemplo: as pessoas não podem ter a possibilidade de se organizar. É preciso mantê-las atomizadas, segregadas e isoladas. Se elas se organizam elas deixam de ser apenas espectadores e tornam-se protagonistas da política.

De outro lado, para exercício do controle é fundamental que haja distração – novelas, futebol e afins – a distração deixa as pessoas confusas e marginalizadas, desse modo elas não se organizam ou articulam seus sentimentos. A marginalização é fundamental, o cidadão sequer ficam sabendo que existem outras pessoas que partilham seus sentimentos.

Outra maneira de distrair a pessoas é instigá-las a apoiarem aventuras externas, guerras por exemplo. Via de regra ninguém quer fazer parte de uma aventura que envolva mortes e torturas, portanto, para instiga-las é preciso amendronta-las.

Pessoas com medo topam qualquer parada. Quando temos medo queremos que a justiça seja feita, mesmo em um caso que não temos interesse direto no resultado.

Isso é chamado de “agressão moralista” e explica a popularidade dos programas sobre crimes e os famosos locutores de tragédia que controlam os programas da tarde. Muitas pessoas desenvolvem uma atenção quase que obsessiva em acompanhar o desdobramento de determinados escândalos ou crimes, seja por estar absoluta amarrada na comunicação de massa, seja por medo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>