
Reuters/Reprodução
Via RT
Os EUA receberam um duro e inesperado golpe com a descoberta de que a quantidade de petróleo recuperável de um de seus depósitos de xisto reduziu-se em 96%. Com isto, o sonho de tornar-se independente energeticamente se vai.
Em 2011 uma empresa independente contratada por Washington realizou uma estimativa errônea do petróleo tecnicamente recuperável da maior reserva betuminosa do país, localizada em Monterey, California, que contém em torno de dois terços das reservas de petróleo de xisto da nação. Segundo aquela estimativa, poderiam se obter cerca de 13,7 bilhões de barris de petróleo na área. Não obstante, o mais recente informe esclarece que a quantidade real não será maior que 600 milhões de barris, uma quantidade 96% menor da esperada.
Esta estimativa equivocada de 2011 foi esperançosamente levada em conta no planejamento do país que visava reduzir importações de petróleo, segundo o diário “The Angeles Times”. E eis que agora a quantidade disponível se mostra insignificante levando-se em conta que só podem suprir as necessidades energéticas norte-americanas por 33 dias.
Os sonhos das autoridades californianas que se comprometeram com o projeto não se materializaram, somado a queda drástica da disponibilidade temos também que a geração de empregos caiu de 2,8 milhões para 112.000, e a receita de 24,6 bilhões para 984 milhões. “As estimativas de produção do petróleo, combinadas com conhecimento insuficiente das diferenças geológicas nos campos examinados levaram a predições e estimativas erradas”, explicou John Staub, analista de exploração e produção de petróleo que dirigiu a recente pesquisa da Administração de Informação de Energia dos EUA.
Ademais, a análise anterior desencadeou um “boom” de especulações entre as companhias petroleiras que agora fazem grande esforço para esvaziar o projeto, como a Ocidental Petróleo.
Tradução: Rennan Martins
