
Fumaça proveniente do aeroporto internacional de Donetsk em confronto pesado entre o exército de Kiev e os separatistas. AFP Photo/Reprodução
Por Rennan Martins
Enquanto as eleições correram com relativa tranquilidade na capital ucraniana, no leste do país, mais precisamente da região de Donetsk, estão ocorrendo confrontos que se enquadram em guerra civil, o que compromete a própria legitimidade do processo eleitoral ocorrido ontem, no qual o megaempresário do ramo de chocolates Petro Poroshenko venceu já no primeiro turno com mais de 50% dos votos.
As forças de autodefesa de Donetsk relataram que no mínimo 35 pessoas morreram após uma granada atingir um caminhão nas localidades do aeroporto da cidade. O ataque foi promovido pelas tropas de Kiev das “operações antiterror”.
O governador da região de Donetsk, Pavel Gubarev, afirmou em um post no facebook que o caminhão estava marcado com um símbolo de ambulância.
Hoje pela manhã, os separatistas declararam que tomaram de volta o controle do aeroporto que estava nas mãos das forças governistas.
Kiev atacou com helicópteros e caças em resposta a esta investida. Os ataques aéreos iniciaram após falha das forças de terra da capital na tomada do controle do aeroporto.
Os conflitos iniciaram poucas horas depois do resultado das eleições serem anunciados.
(Com informações de RT)
