
Por Rennan Martins
Passados 12 dias da despedida de Gabriel García Márquez, o mundo se agita em torno de sua obra, sua vida, seu legado. E eis que, numa dessas pesquisas encontro este registro histórico, de importância ímpar para a humanidade. Trata-se do próprio Gabriel entrevistando Pablo Neruda, nobel de literatura.
Esta entrevista, denominada Neruda y García Márquez: Frente a frente, foi idealizada pelo jornalista Augusto Olivares e produzida pela Televisión Nacional, estatal de TV chilena. O ano era 1971 e Neruda havia sido agraciado com o nobel há 48 horas. Gabo então voou de Barcelona ao encontro do poeta, em Paris.
A intimidade dos dois transparece por toda a gravação, que mais parece uma conversa. Nela, os dois discutem a literatura, os papéis do romancista e do poeta em relação a ela, e a possibilidade de entendimento entre estas correntes.
Gabo estava dedicado a escrever O Outono do Patriarca, e considerou que seu trabalho, quando mais voltado a literatura, o afasta da realidade que o jornalismo o expunha de forma constante, e instiga Neruda a expor a perspectiva do poeta sobre esta questão. Este então pondera a poesia como algo mais intimista, uma visão muito particular do autor sobre o mundo.
García Márquez, 11 anos antes de ganhar o nobel por Cem Anos de Solidão, já o previa e pediu a seu amigo que o felicitasse quando isto ocorresse. Neruda não teve a oportunidade. Em 1973, 12 dias após o golpe militar que derrubou Allende e a frente socialista do governo chileno, veio a falecer.
Fiquem agora com os próprios:
Abaixo, a opção do youtube, o qual se pode habilitar as legendas em espanhol:
