Putin, em discurso na Duma, o parlamento russo (Brasil Post / Reprodução)
Por Ceci Juruá*
Hoje, 18/03, tive a oportunidade de ouvir o discurso de Putin na Duma sobre o referendo na Criméia que aprovou, com quase 97%, a adesão à Rússia.
Na minha opinião, mais do que um discurso específico sobre a Criméia, Putin impôs um ponto de inflexão importante na política externa da Rússia com o objetivo de mostrar ao mundo que a hegemonia norte-americana tinha chegado ao fim.
A partir de agora, as facilidades que houve para o ocidente interferir no direito à autodeterminação dos povos, impondo com o aval da ONU governos fantoches e servis aos EUA, acabou.
Provavelmente, por mais paradoxal que possa parecer, teremos um mundo mais equilibrado, sem “bombardeios humanitários” para proteger civis, que não passavam na realidade de fachada e completa hipocrisia para derrubar governos que não estivessem sob o jugo do império norte-americano.
Mesmo que tenhamos um recrudescimento da Guerra Fria, para os povos que querem se libertar da opressão do império norte-americano, acredito que possivelmente tempos melhores virão. Isso porque um mundo unipolar e hegemônico impede que novas idéias sejam aceitas, porque o pensamento único só é interessante para aqueles que detêm e querem se manter no poder.
*- Ceci Juruá é economista, doutora em políticas públicas e membro do Conselho Consultivo da CNTU
