Fidel Castro reaparece para votar em Cuba

2 Flares Twitter 1 Facebook 1 Filament.io 2 Flares ×

O GLOBO

HAVANA – O líder da revolução cubana e ex-presidente Fidel Castro surpreendeu ao reaparecer em público para participar das eleições parlamentares do país no domingo. É a primeira vez que ele vota desde 2006, quando problemas de saúde o forçaram a transferir o comando de Havana para o irmão Raúl Castro.

Aos 86 anos, Fidel chegou às 17h (21h no horário de Brasília) para registrar seu voto em uma seção no município Plaza de la Revolución, na região metropolitana de Havana – onde votava desde 1976. Ele ficou mais de uma hora no local e aproveitou para falar com a imprensa sobre a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), cuja presidência é exercida por Cuba.

Segundo o ex-presidente, o grupo tem ganhado cada vez mais espaço na comunidade internacional graças aos esforços do presidente venezuelano, Hugo Chávez – que está internado em Havana. Ele não quis comentar sobre o estado de saúde do aliado, que passou pela quarta cirurgia contra o câncer e sofreu complicações pós-operatórias.

Nas imagens, Fidel aparece animado, vestindo uma camiseta xadrez e cumprimentando crianças. Ele também elogiou o que chamou de “atualização do modelo econômico cubano”, iniciada por seu irmão Raúl, ressaltando que as mudanças não podem comprometer a revolução e o esforço de seu povo.

- Estou seguro que o povo (cubano) é um povo verdadeiramente revolucionário e que fez grandes sacrifícios – disse o líder para emissoras cubanas e para a venezuelana Telesur.

Desde 2006 que o líder comunista não participava pessoalmente de eleições no país. Ele registrava o voto através de representantes e raramente aparecia em público. No entanto, em 2012 ele participou de vários atos públicos, incluindo um encontro com o Papa Bento XVI. Suas fotos mais recentes são de janeiro de 2013, quando se reuniu com a presidente argentina Cristina Kirchner e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cuba, onde o único partido permitido é a legenda comunista, realizou um pleito para designar os 612 deputados da Assembleia Nacional (seu Parlamento unicameral) e os 1.269 delegados provinciais. Com as votações, o país dá continuidade a seu processo de comícios gerais, que começou em novembro com a eleição dos mebros das assembleias municipais.

Nos próximos dias, o novo Parlamento cubano será formado. É esperado que os legisladores reelejam o presidente Raúl Castro para um segundo mandato de cinco anos.

O presidente Raúl Castro e outros líderes também foram mostrados na televisão depositando seus votos e comentando a importância da eleição como sinal de apoio às reformas no país e à independência de Cuba em relação aos EUA.

Raúl está descentralizando a economia estatal, ao dar mais espaço à iniciativa privada na agricultura e no varejo. Ele também suspendeu várias restrições às liberdades pessoais, como viagens e transações com veículos e imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>