ONGs declaram que não concordam com documento final

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A declaração lida por Wael Hmaidan, da Rede de Ação Climática, em nome das ONGs (um dos nove Major Groups representados na Conferência da ONU), durante plenária realizada esta manhã (20/6), no Rio Centro, afirma que se está à beira de transformar a Rio +20 em tentativa frustrada, com os governos apenas tentando proteger seus interesses estreitos em vez de inspirar o mundo e devolver a fé na humanidade.

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3592


A declaração lida por Wael Hmaidan, da Rede de Ação Climática, em nome das ONGs (um dos nove Major Groups representados na Conferência da ONU), durante plenária realizada esta manhã (20/6), no Rio Centro, afirma que se está à beira de transformar a Rio +20 em tentativa frustrada, com os governos apenas tentando proteger seus interesses estreitos em vez de inspirar o mundo e devolver a fé na humanidade. “Ele [o texto] não reflete de forma alguma a nossa aspiração, e, portanto, exigimos que as palavras ‘com plena participação com a sociedade civil’ sejam removidas do primeiro parágrafo”. Leia a carta na íntegra

Os Major Groups são nove e foram criados pela Agenda 21, para permitir a participação de mulheres; organizações não governamentais; trabalhadores e sindicatos; negócios e indústria; comunidades científicas e tecnológicas; agricultores; crianças e jovens; povos nativos; autoridades locais. Leia a declaração do grupo das ONGs que participa da Conferência lida hoje pela manhã no Rio Centro por Wael Hmaidan, da Rede de Ação Climática.

Eu estou fazendo esta declaração em nome das ONGs na Rio +20.

É uma sensação incrível estar nesta sala entre todos os líderes mundiais e sentir ao meu redor todo esse poder que pode moldar o mundo. Nós todos conhecemos a ameaça diante de nós e eu não preciso repetir a urgência. A ciência é muito clara. Se não mudarmos nos próximos cinco a dez anos a forma como as nossas sociedades funcionam, estaremos ameaçando a sobrevivência das gerações futuras e todas as outras espécies do planeta. No entanto, vocês sentados aqui nesta sala tem o poder de reverter tudo isso. O que vocês podem fazer aqui é o sonho de cada um de nós: ter a oportunidade de sermos os salvadores de todo o planeta.

E no entanto estamos à beira de transformar a Rio +20 em tentativa frustrada, com os governos apenas tentando proteger seus interesses estreitos em vez de inspirar o mundo e de nos devolver a fé na humanidade que precisamos. Se isso acontecer, seria um grande desperdício desse poder e desta oportunidade de liderança.

Não se pode ter um documento intitulado “o futuro que queremos” sem qualquer menção aos limites planetários, pontos de inflexão ou à capacidade da Terra. O texto, tal como está, perdeu completamente o contato com a realidade. Só para ficar claro, as ONG aqui no Rio de modo algum endossam este documento. Já há mais de 1.000 organizações e indivíduos que assinaram em apenas um dia a petição chamada “O Futuro Que Não Queremos” que recusa totalmente o texto atual. Ele não reflete de forma alguma a nossa aspiração, e, portanto, exigimos que as palavras “com plena participação com a sociedade civil” sejam removidas do primeiro parágrafo.

Se vocês adotarem o texto em sua forma atual, vocês deixarão de garantir um futuro para as futuras gerações, incluindo seus próprios filhos.

Para citar alguns exemplos de falhas no documento:

Na questão de encontrar recursos para implementar o desenvolvimento sustentável, vemos países que usam a crise econômica como uma desculpa, enquanto ao mesmo tempo gastam centenas de de bilhões de dólares com subsídios à indústria de combustíveis fósseis, a indústria mais lucrativa do mundo. A primeira coisa que vocês podem fazer é eliminar os subsídios prejudiciais existentes, especialmente os subsídios aos combustíveis fósseis, que foram eleitos como a questão número um durante os diálogos com a sociedade civil.

Sob a seção oceanos, vocês falharam em dar um mandato claro para pelo menos começar a negociar um acordo de implementação que interrompa o abuso estilo Velho Oeste do alto mar.

Existem muitas outras falhas no documento relacionadas à saúde reprodutiva da mulher, oportunidades perdidas para começar novos tratados globais sobre a participação da sociedade civil e em relatórios de sustentabilidade, a extraordinária falta de qualquer referência a conflitos armados, à energia nuclear (especialmente à luz do desastre de Fukushima ) e muitos outros.

Mas não é tarde demais. Nós não acreditamos que tudo tenha acabado. Vocês estarão aqui por mais três dias e vocês ainda podem inspirar-nos e ao mundo. Seria uma vergonha e um desperdício para você vir aqui só para assinar um documento. Nós o incentivamos a criar vontade política nova que nos façam ficar de pé e aplaudir vocês, como nossos verdadeiros líderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>