Celebrando a memória de Tiradentes
Ceci Juruá *
O desenvolvimento econômico, nas condições adversas atuais, dificilmente se fará sem uma atitude participativa de grandes massas da população. … Toda medida que se venha a tomar, no sentido de enfraquecer os governos como centros políticos capazes de interpretar as aspirações nacionais e de aglutinar as populações em torno de ideais comuns, resultará na limitação das possibilidades de autêntico desenvolvimento na região (C. Furtado, Raizes do subdesenvolvimento, p.41)
Mais uma vez o Brasil se encontra frente a uma encruzilhada fatal, um daqueles momentos históricos em que a escolha entre dois caminhos apresenta riscos diferenciados, resultados indefinidos e efeitos relevantes, qualquer que seja a solução retida.
A grande escolha no momento se dá entre preservar o modelo econômico neoliberal – o (sub) desenvolvimento agro-exportador (ou agro-negocial exportador) – e a troca de direção no leme da economia, objetivando a reindustrialização, por exemplo, como propõe o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo. Leia mais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/caleidoscopiobrasileiro/2012/04/22/em-defesa-da-reindustrializacao-do-brasil/#more-82
