Muito engraçado: A conversa do Nelson Jobim com a Dilma
Há alguns dias, um amigo estrangeiro me disse que viu, em uma viagem de avião, homem alto e com jeito arrogante sentado em um banco próximo. Estava ao lado uma mulher de cabelos curtos e jeito discreto. Certo momento, o cara olhou ela e lhe disse:
- Vamos conversar? Tenho certeza que a viagem parecerá mais rápida. O que você acha?
A mulher, que acabava de abrir um livro para ler, o fechou lentamente e respondeu com voz suave:
- Sobre o que gostaria de conversar?
- Bom, não sei, tem tanta coisa… – disse o homem. – Pode ser sobre física nuclear? Que tal? – e mostrou um sorriso largo e intimidador.
- Bem, – disse a mulher – Esse parece ser um tema interessante. Mas antes, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o cavalo, a vaca e a cabra comem a mesma coisa: capim, não é mesmo? Porém, o excremento da cabra é um monte de pequenas bolinhas, o da vaca é uma pasta e o do cavalo é um monte de pelotas secas. Por que o senhor acha que isto acontece?
O cara, visivelmente surpreso com a inusitada pergunta, pensou durante uns momentos e respondeu:
- Hummm, não faço a menor idéia…
E então, a mulher disse:
- Sinceramente, como o senhor se sente qualificado para discutir física nuclear, se não entende de bosta nenhuma?

Moral da História: O Brasil e muitos países estão cheios de falsos líderes petulantes que não entendem bosta nenhuma de nada, mas manipulam palavras que subentendem amplo conhecimento de determinado assunto. O Jobim é um exemplo flagrante disso e dos piores porque na sua especialidade oficial, manipulador de leis, mostrou-se um indivíduo sem compromisso com a moral e ética dos homens do direito. Marcos Pinto Basto