Por Alexsandro Albuquerque
Sou membro do Partido Pirata do Brasil e atuo no interior do Estado de Pernambuco. Desloco-me a Recife uma vez por mês para a reunião presencial. Durante os demais dias, participo das reuniões, discussões, debates e deliberações on line, através das ferramentas disponíveis no site do partido.
Somos um partido em construção (Beta test) bem ao estilo das ferramentas de internet que costumamos usar no dia-a-dia.
Entre nós não há hierarquia vertical. Nossa organização é horizontal, com comitês, grupos e pessoas que executam o que o Coletivo (uma Assembléia de Membros permanentemente conectada – on line ) decide o que deve ser feito, após os devidos debates e deliberações.
Às vezes decidimos por consenso, quando não, decidimos pelo voto. Até criamos uma ferramenta na qual cada membro se cadastra e é identificado pelo Título de Eleitor, além de um processo próprio de auditoria dos votos. Assim foi construído oManifesto do Partido Pirata do Brasil versão 2.0. Colaborativamente.
Qualquer um pode participar. O sistema de discussão e colaboração é aberto. Utilizamos FORUM, WIKI, LISTA DE E-MAIL, PIRATEPAD, CHAT e o que mais nos convier para alimentarmos a interatividade entre os membros.
O Manifesto 2.0, como convencionou-se chamar, foi construído, discutido e votado em uma semana.
Já pensou se o Congresso Nacional funcionasse assim? Será que no fututro precisaremos mesmo de uma classe polílica decidindo por todos?
O Partido Pirata trás uma nova proposta: A DEMOCRACIA PLENA, na qual a sociedade pode reorganizar a dinâmica política, ao desenvolver ela mesma, sem intermediários ou representantes, as soluções para os problemas que nos afligem e a construção de um mundo que atenda melhor a seus anseios.
Voltando ao Manifesto 2.0. Ele é um Marco, um ponto de partida, uma seta apontando para o Norte, num mundo que parece ter perdido o rumo. E, se estamos incomodando, isso é um bom sinal.
“Fale mal, mas fale de mim!” Ghandi
Quanto aos demais problemas do mundo, não temos soluções prontas, mas oferecemos uma maneira de juntos construírmos essas soluções.
O Partido Pirata não é comunista, nem socialista, nem liberal, nem social-democrata, nem de esquerda, nem de direita, nem de centro. Ele não cabe nessas definições esteriotipadas baseadas num modelo ultrapassado de organização sócio-político-econômica. Ele nem é um partido, na forma convencional de ser.
O Partido Pirata é um anti-partido, um partido que não é um partido. Por isso é Pirata, porque ser a transgressão do partido político covencional.
Lançamos um desafio a nós mesmos e à humanidade: NOS REINVENTARMOS, construirmos um novo sistema de produção que nos liberte da ideia ultrpassada de patentes e copyright, mas que não nos prenda aos grilhões de um Estado totalitário, limitador do ser. Produzir colaborativamente em todas áreas da atividade humana a partir da liberdade de uso do conhecimento, do livre acesso à cultura e à informação e do respeito ao direito de privacidade dos dados pessoais dos usuários de sistemas. Estabelecer uma nova dinâmica de finaciamento e de compensação da produção de riquesas. Recosntruir o conceito de riquesa. E muito, muito mais… Tudo está sendo construído, como foi o Manifesto 2.0, colaborativamente.
Aos que simpatizam com a causa, fica o convite para a construção; para os que não entenderam nossas ideias, fica o convite para nos conhecer mais de perto; para os que se opõem à nossas propostas, fica o convite para o debate franco e aberto, que pode ser no nosso site mesmo, usando as mesmas ferramentas que nós, algumas que nós até desenvolvemos. Não se preocupem com despesas, é tudo livre e gratuito, tá?! E se tiver uma outra sugestão para nos encontrarmos, faça o convite. Estaremos lá.
Um abraço deste Pirata!
Alexsandro Albuquerque (Bauer – O Cozinheiro)
PPBr – Partido Pirata do Brasil
Site: http://partidopirata.org
blogs dos membros: http://partidopirata.org/blog
Lista de email: http://partidopirata.org/mailman/listinfo/listapirata_partidopirata.org
Wiki: http://partidopirata.org/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal
Forum: http://partidopirata.org/forum/
Twitter: @partidopiratabr
Facebook: http://www.facebook.com/PartidoPirata.BR
E-mail: contato@partidopirata.org / suporte@partidopirata.org
Fonte:http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-o-partido-pirata-do-brasil
