Não bastasse o capital especulativo internacional encontrar no Brasil o seu “paraíso”, remunerado pelas taxas de juros mais altas do mundo, o país também vem se transformando, cada vez mais, no novo Eldorado para trabalhadores estrangeiros, situação que, embora ainda não admitida oficialmente pelo governo, pode representar uma séria ameaça ao emprego para o trabalhador brasileiro.
Balanço do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que, apenas no primeiro semestre do ano, 26,5 mil estrangeiros conseguiram autorização para trabalhar no país. Na maioria, vistos temporários com validade de até dois anos. Aumento de 19,4% em comparação com 2010, quando foram emitidos 21,1 mil vistos para trabalhadores estrangeiros.
O país está recebendo, principalmente, portugueses, espanhóis, norte-americanos e trabalhadores dos países da América do Sul.
Os profissionais vêm para ocupar vagas nos setores ligados à engenharia, infra-estrutura e tecnologia, como construção civil, portos, petróleo e gás e tecnologia da informação. Os estrangeiros também encontram oportunidades na área financeira, principalmente os especializados em contabilidade internacional, que enfrentam dificuldades para conseguir colocação no país de origem, em razão dos efeitos da crise econômica que atinge a Europa e os Estados Unidos.
Uma pesquisa da Consultoria Hays, que atua em 29 países e recruta executivos para empresas dos mais diversos segmentos, aponta que 80,4% das empresas do Brasil demonstraram a intenção de contratar.
Para César Rego, gerente da Hays em Curitiba, o número de estrangeiros dispostos a trabalhar no país reflete o crescimento da economia brasileira. “Eles vêem aqui a oportunidade de desenvolvimento profissional, para ganhar responsabilidade e visibilidade nas corporações”.
Segundo dados da Coordenação-Geral de Imigração, vinculada ao Ministério do Trabalho, órgão que concede os vistos de trabalho aos estrangeiros que querem trabalhar no Brasil, as cidades mais procuradas são São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte:http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=98394
