Leandro Aguiar
Apesar de uma ou outra voz dissonante, como Paulo Francis e Mino Carta, a afinidade da grande mídia com a elite econômica é tão grande que, às vezes, é difícil definir quem é quem. Os interesses são mais ou menos os mesmos e os discursos se aproximam; a diferença é que o que a mídia diz normalmente é aceito como verdade legítima e confirmada. Convenientemente, para a elite.
Essa relação de amizade quase fraternal dos editores de jornais com o poder econômico é antiga, e para conhecê-la na sua integridade teríamos que voltar ao 1º império, quando Dom Pedro ainda era nosso soberano. Mas não é preciso ir tão longe para entendê-la, basta olhar exemplos recentes como o da “bolinha de papel’’ que atingiu o candidato Serra, que na época do ocorrido foi noticiado como um atentado de petistas contra o tucano, ou para a edição do debate dos presidenciáveis em 1989, que claramente favoreceu Collor, em detrimento de Lula.
Nesta semana, o Desenvolvimentistas discutiu a questão da mídia no Brasil, sobretudo daquela encarregada da cobertura econômica. Acompanhe as principais aspas, o já famoso comentário de Paulo Henrique Amorim sobre o que ele denomina “PIG”, e o texto do deputado federal e presidente do PDT, Brizola Neto:
“Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”
Paulo Henrique Amorim, jornalista e blogueiro
Escrevo este post logo na abertura do mercado de câmbio. E é evidente que o dólar abriu caindo mais, porque “o mercado quis assim”, como já indicava, já bem cedo, a coluna de Merval Pereira, uma espécie de dublê econômico daquele médium famoso, o Zé Arigó. Só que o Dr. Fritz de Merval é “a mão invisível do mercado”, que se comunicou com ele ontem à noite e disse que o dólar ia cair.
E é evidente que é essa a aposta do mercado. Não porque ache que o dólar deva cair por estar “caro”. Negativo. Até as pedras da calçada, como se dizia antigamente, sabem que o real está sobrevalorizado. Deve subir, e não cair.
Quem o mercado quer que caia, porém, é o Ministro Guido Mantega e, com ele, Alexandre Tombini, presidente do Banco Central.
Sabem que, com eles, não é só rosnar um pouco que os juros aumentam.
Como disse num post anterior, o jogo será pesado. Há um volume monstruoso de dinheiro “apostado” no dólar baixo, coisa de dezenas de bilhões. Vão forçar a mão e contar com a mídia divulgando, como fez Merval, que as medidas “falharam”.
De outro lado, vai seguir o “terrorismo da inflação”, como justificativa para o aumento da Selic.
Vamos ver quem vai piscar nas próximas horas e dias.
Brizola Neto, em seu blog
“Na verdade, o PIG está bem organizado e azeitado nesta cruzada, como aqui assinalado, o “colunista vidente” já deu a senha hoje. A briga vai ser insana, há muita grana na mesa. O PIG tudo fará para derrubar o Ministro e o presidente do BC.”
Carlos Ferreira
“O ministro Guido Mantega acertou ao falar sobre uma guerra cambial no mundo. De que adianta o BC brasileiro buscar calibrar o juro para o núcleo da meta de inflação se os EUA inundam os mercados de dólares?
A China mantém o “capitalismo de Estado”, câmbio administrado e agressivas políticas desenvolvimentistas; outros parecem que seguirão caminho similar. Pensemos na União Européia. Alguém acredita que ela não defenderá suas empresas e seus níveis de emprego e renda?”
(…)
“Enfim, o que se pode esperar de um país sem projeto nacional de desenvolvimento? Uma oposição articulada por interesses rentistas e partidos políticos sem programas?”
(…)
“Há uma capa da Veja recente estampando que a rede Al Qaeda possui uma representação no Brasil e a OEA emite uma nota sobre a construção de uma hidrelétrica no Norte. Bom, até para quem não é adepto de teorias conspiratórias essas pequenas ações podem desencadear justificativas de intervenção.
Intervenção essa que não precisa se processar diretamente, mas por meio de atores sociais “confiáveis” e que sejam guardiões dos grandes interesses estabelecidos. O império forneceria apoio logístico. Qual a posição dos militares brasileiros? Muito provavelmente não do lado da esquerda jurássica voltada para o passado e que se mostra incapaz no presente de equacionar problemas básicos de educação, saúde e segurança pública.
Bom, teremos a Copa de 2014 e a Rio 2016. Ricardo Teixeira (CBF) e Carlos Nuzman (COB) estão aí para gerenciar as obras. O Rio já teve uma pequena amostra do grande estouro no orçamento no Pan. Estou falando de obras que não ficaram para beneficiar a sociedade carioca.
O Brasil é peça de extrema importância no xadrez do continente americano. Trata-se da segunda economia em PIB e possui abundância em recursos naturais.”
Rodrigo Medeiros, Professor da Univerdade Federal do Espírito Santo
“Tanto o PT quanto o PSDB são frutos dessa “teoria da dependência” de FHC. A esquerda paulistana (que fez coração e mentes em todo o país a partir de 1974 e nos anos 80) é acima de tudo, anti-estatal e anti-nacional. Por isso o primeiro mandato do Lula foi basicamente anti-estatal e anti-nacional, isso não foi visto na maior parte do PT como uma “traição do Lula”, porque essa maioria sempre foi anti-estatal e anti-nacionalista porém a política anti-estatal e anti-nacionalista não dá muito certo, e o Lula foi aprendendo isso aos poucos e passou a substituir os ministros paulistas do PT, por ministros gaúchos, mineiros, e nordestinos e o governo vem ficando cada vez mais menos paulista e mais estatizante e nacionalista e com resultados melhores mas ainda muito aquém do que deveria.”
Gustavo Santos, economista


Diálogos Desenvolvimentistas No 31: A mídia e o poder | Blog dos Desenvolvimentistas replica bags
Like they! turn them to find an anniversary there is nothing provide these guys every single day!!! photographs went along to a good cheesy retire my wife and i was wearing these products with the glaciers in addition they just didn’t spot in any respect (the main waterproofer is effective!!!) it is best to 100% get yourself a dvd gucci bags!!!